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Pesquisa : INTERAÇÃO EM PSICOLOGIA (todos os anos)
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Id:53614
Autor:Polli, R. G; Lopes, R. de C. S.
Título:De que o bebê precisa? a função do cuidar na perspectiva das educadoras de berçário / What does the baby need? the function of care in the perspective of nursery educators.
Fonte:Interação psicol;21(2):157-166, maio-ago. 2017.
Resumo em português: O presente estudo teve por objetivo investigar a função de cuidar na perspectiva das educado-ras de berçário. Participaram desse estudo quinze educadoras de berçário de duas crechespúblicas federais de Porto Alegre/RS. As educadoras responderam a entrevistas e as suasrespostas foram examinadas através de análise de conteúdo qualitativa. Os resultados evi-denciaram que as educadoras consideram o bebê como foco do seu trabalho, estando o servi-ço da creche voltado para o atendimento das suas necessidades. Contudo, cuidar de bebês éuma tarefa emocionalmente exigente. Frente a isso, destaca-se a importância de se oferecercondições adequadas de trabalho para as educadoras e espaços de escuta para que elas pos-sam realizar as suas funções(AU)
Descritores DECS:Creches
Cuidado da Criança
Desenvolvimento Infantil
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO DE CUIDADO DE CRIANÇA
CRECHES
BEBÊS
Descritores Psi Inglês:CHILD CARE
CHILD DAY CARE
INFANTS
Descritores Psi Espanhol:CONDUCTA DE CUIDADO DEL ÑINO
JARDINES INFANTILES
BEBES
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Id:53613
Autor:Carvalho, J. B. B; Bairrão, J. F. M. H.
Título:Fios da razão: tradição e pluralidade da umbanda em Pontal / Lines of reason: tradition and plurality of the umbanda in Pontal.
Fonte:Interação psicol;21(2):147-156, maio-ago. 2017 ilus.
Resumo em português: Neste artigo busca-se compreender a pluralidade da umbanda, uma tradição afro-brasileira,através de um estudo sobre a biografia de uma dirigente e a transmissão de seus saberes. Pa-ra tanto, interagiu-se com a comunidade pesquisada em posição de consulente nas cerimôni-as religiosas de um terreiro na cidade de Pontal, interior de São Paulo. Além disso, foramfeitas entrevistas, registros em caderno de campo, fotográficos, de vídeos e de áudio. Encon-trou-se que a heterogeneidade e o pluralismo da umbanda, quando examinados numa pers-pectiva etnopsicológica, evidenciam a insuficiência de algumas categorias acadêmicas quetêm sido utilizadas para os compreender: nomeadamente o sincretismo, hibridismo, conver-gência, conversão e trânsito religioso. A múltipla pertença religiosa, vista como traço da mo-dernidade em oposição ao tradicional, na umbanda parece ser uma condição da suatradicionalidade, uma vez que a vida social e comunitária é mais determinante que princípiosdoutrinários em si mesmos(AU)
Descritores DECS:Etnopsicologia
Religião e Psicologia
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:ETNOPSICOLOGIA
UMBANDA
Descritores Psi Inglês:ETHNOPSYCHOLOGY
UMBANDA
Descritores Psi Espanhol:ETNOPSICOLOGIA
UMBANDA
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Id:53612
Autor:Souza, V. L. T. de; Luz, A. F. S.
Título:As interações em sala de aula no terceiro ano do ensino fundamental / Interactions in the classroom in third year of elementary school.
Fonte:Interação psicol;21(2):137-146, maio-ago. 2017.
Resumo em português: A pesquisa ora relatada teve por objetivo investigar as relações entre os alunos e entre os alunos e professoras de classes do 3º ano do ensino fundamental, buscando identificar que tipos de interação favorecem ou não a convivência na escola. A demanda por compreender as interações em sala de aula surge da queixa das professoras de que, já no 3º ano, os alunos pareciam se desinteressar pelos conhecimentos formais, preferindo envolver-se em conversas ou brincadeiras, ainda que investissem em estratégias para chamar-lhes a atenção. Assumindo os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural, que concebe o meio como fonte de desenvolvimento e as interações como produzidas no e pelo social, desenvolvemos uma pesquisaintervenção como forma de aproximação do fenômeno investigado. Ao todo, foram realizados 18 encontros com cada turma, todos registrados em diários de campo e alguns gravados em áudio. Constatamos, como resultado que as interações mediadas pelas tentativas de controle do comportamento das crianças pelas professoras não favoreciam sua participação nas atividades propostas, mas, ao contrário, produziam atitudes que visavam transgredir a regra. De outro lado, quando os alunos percebiam a implicação da pesquisadora e professoras em envolvê-los, atendendo-os, por exemplo, em seus interesses de gênero de histórias e prática de contação, aumentava a participação e o envolvimento com as atividades(AU)
Descritores DECS:Ensino Fundamental e Médio
Comportamento Infantil
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adulto
Descritores Psi Português:AMBIENTE DA SALA DE AULA
ENSINO FUNDAMENTAL
Descritores Psi Inglês:CLASSROOM ENVIRONMENT
ELEMENTARY EDUCATION
Descritores Psi Espanhol:AMBIENTE DE LA SALA DE CLASE
ENSEÑANZA DE PRIMER GRADO
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Id:53611
Autor:Marchesini, S. D; Antunes, M. C.
Título:A percepção do corpo em pacientes bariátricos e a experiência do medo de reganho de pêso / Body perception and fear of weight regain in bariatric patients.
Fonte:Interação psicol;21(2):127-136, maio-ago. 2017.
Resumo em português: O presente artigo analisou alterações na percepção corporal e medo do reganho de peso em10 pacientes submetidos à cirurgia bariátrica de Fobi-Capella (Bypass Gástrico em Y de Roux)há no mínimo quatro anos, que tiveram reganho de pelo menos 20% do peso perdido. Foi utili-zado um roteiro de entrevista semiestruturada sobre: dados demográficos, hábitos alimenta-res, mudanças no estilo de vida e comportamentais, imagem corporal, preconceitosvivenciados e reaquisição de peso. As entrevistas foram gravadas, transcritas e submetidas àanálise de conteúdo. Observou-se que o reganho de peso ocorreu de modo desapercebido pe-lo paciente, até que tenha sido sinalizado socialmente; o emagrecimento excessivo foi malavaliado pelos pares; observou-se medo acentuado, por parte dos operados bariátricos, devoltar à obesidade mórbida; os participantes relataram alterações nas relações afetivas; a per-cepção da imagem corporal oscilou e era infiel à aparência externa(AU)
Descritores DECS:Cirurgia Bariátrica
Imagem Corporal
Descritores Psi Português:IMAGEM CORPORAL
CIRURGIA BARIÁTRICA
Descritores Psi Inglês:BODY IMAGE
BARIATRIC SURGERY
Descritores Psi Espanhol:IMAGEM CORPORAL
CIRURGIA BARIATRICA
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Id:53610
Autor:Itagiba-Fonseca, M. C; Barroso, S. M.
Título:Luto e enfrentamento em portadoras de esclerose múltipla: diálogo com a teoria de Kübler-Ross / Grief and coping in patients with multiple sclerosis: dialogue with Kübler-Ross.
Fonte:Interação psicol;21(2):118-126, maio-ago. 2017.
Resumo em português: A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica e progressiva, que causa perdas motoras,sensoriais e psicológicas. Objetivo: Compreender o processo de luto e enfrentamento de pes-soas com esclerose múltipla, em diferentes períodos do diagnóstico, sob enfoque das propo-sições teóricas de Kübler-Ross sobre o processo de luto. Método: Foram realizadasentrevistas semiestruturadas e foi feita a aplicação das pranchas um e 11 do Teste de Aper-cepção Temática a três mulheres, uma delas estava em investigação diagnóstica para EM,uma tinha diagnóstico de EM há um ano e a terceira havia sido diagnosticada com EM há cin-co anos. Utilizou-se análise de conteúdo temática para organização dos dados e a teoria doluto de Kübler-Ross para analisá-los. Resultados: Diferenças na forma como cada participantelidava com a EM puderam ser observadas. As participantes com diferentes períodos de diag-nóstico/investigação vivenciavam fases distintas do processo de luto e utilizavam diferentestipos de estratégias de enfrentamento. Conclusões: O adoecimento conduz ao luto, que podeser uma forma para realizar o enfrentamento e ressignificar a vida na nova condição(AU)
Descritores DECS:Esclerose Múltipla
Pesar
Limites:Humanos
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:ESCLEROSE MÚLTIPLA
LUTO
ENFRENTAMENTO
Indivíuo como Tema:Kübler-Ross, Elisabeth (1926-2004)
Descritores Psi Inglês:MULTIPLE SCLEROSIS
GRIEF
COPING BEHAVIOR
Descritores Psi Espanhol:ESCLEROSIS MULTIPLE
LUTO
ENFRENTAMIENTO
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Id:53609
Autor:Santos, M. N. dos; Menandro, M. C. S.
Título:Atuação profissional junto aos adolescentes em medida socioeducativa de internação: um estudo com psicólogos / Professional practice with adolescents in socio-educational intership measure: a study with paychologists.
Fonte:Interação psicol;21(2):107-117, maio-ago. 2017.
Resumo em português: Verificar a forma pela qual o reordenamento do Sistema Socioeducativo refletiu na prática depsicólogos que atuam junto a adolescentes cumprindo medida socioeducativa de internaçãofoi o objetivo desse estudo. Participaram sete psicólogos contratados pelo IASES. Os dadosforam coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo.Os resultados evidenciaram que algumas mudanças nas práticas e preocupações estão emcurso, mas são incipientes. O psicólogo ainda encontra muita dificuldade para estabeleceruma mudança significativa em sua prática e ainda, o redirecionamento preconizado pelo SI-NASE não aparece de forma clara em seus relatos. Ressalta-se a necessidade de uma mudan-ça na identidade profissional, reconhecendo-se outras possibilidades de atuação para além domodelo clínico-privado(AU)
Descritores DECS:Psicologia do Adolescente
Comportamento do Adolescente
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE
MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
Descritores Psi Inglês:ADOLESCENT PSYCHOLOGY
SOCIOEDUCATIVE MEASURES
TEENAGER IN CONFLICT WITH THE LAW
Descritores Psi Espanhol:PSICOLOGIA DEL ADOLESCENT
ADOLESCENTE EN CONFLICTO CON LA LEY
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Id:53608
Autor:Comodo, C. N; Dias, T. P.
Título:Habilidades sociais e competência social: analisando conceitos ao longo das obras de Del Prette e Del Prette / Social skills and social competence: analysing concepts over the works of Del Prette and Del Prette.
Fonte:Interação psicol;21(2):97-106, maio-ago. 2017 tab.
Resumo em português: Considerando a diversidade conceitual do campo das Habilidades Sociais, tanto entre diferen-tes autores, como para um mesmo autor ao longo de suas obras, este estudo objetivou anali-sar as definições de habilidades sociais e competência social, a partir das obras de Del Prettee Del Prette. As definições dos conceitos foram selecionadas de livros e artigos teóricos des-ses autores, desde 1996 até 2012, e comparadas, em ordem cronológica. Com base nessasanálises, observaram-se diferenças importantes em ambos os conceitos, ao longo das obrasdos autores, produto de revisões, complementações e aprimoramentos de conhecimentosconceituais, empíricos e metodológicos que ocorreram ao longo do tempo(AU)
Descritores DECS:Comportamento Social
Descritores Psi Português:HABILIDADES SOCIAIS
Indivíuo como Tema:Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
Del Prette, Almir
Descritores Psi Inglês:SOCIAL SKILLS
Descritores Psi Espanhol:HABILIDADES SOCIALES
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Id:53607
Autor:Barros, J. F. de; Abrão, J. L. F.
Título:Modos de subjetivação e a fragmentação do saber sobre a criança / Modes of subjectivation and the fragmentation of the knowledge on the child.
Fonte:Interação psicol;21(2):90-96, maio-ago. 2017.
Resumo em português: Muito se especula a respeito da criança contemporânea em virtude da sua falta de limites eindisciplina. Alguns autores lançam a hipótese de que esse processo ocorre em decorrênciada queda e falência do referencial patriarcal. Entretanto, em vez de atribuirmos as dificuldadese a indisciplina das crianças ao declínio da autoridade parental, podemos pensar na mutaçãoe deslocamento que ela vem sofrendo em virtude da Ciência e do Estado, que passam a legis-lar como autoridade dentro do meio familiar. Diante do exposto, o presente trabalho visa refle-tir sobre a posição subjetiva ocupada pela criança na contemporaneidade, considerando aexistência de um tempo no qual a criança ocupa o lugar de objeto e o discurso científico queproduz a fragmentação de subjetividades(AU)
Descritores DECS:Psicologia da Criança
Psicanálise
Descritores Psi Português:INFÃNCIA
SUBJETIVIDADE
PSICANÁLISE DA CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:CHILDHOOD
SUBJECTIVITY
CHILD PSYCHOANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:INFANCIA
SUBJETIVIDAD
PSICOANALISIS DEL ÑINO
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Id:53558
Autor:Chemello, M. R; Levandowski, D. C; Donelli, T. M. S.
Título:Ansiedade materna e maternidade: revisão crítica da literatura / Maternal anxiety and motherhood: systematic review of the literature.
Fonte:Interação psicol;21(1):78-89, jan.-abr. 2017 ilus, graf.
Resumo em português: Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre ansiedade materna e mater-nidade, publicada entre janeiro/2009 e dezembro/2014. Foram examinados 43 artigos cujo fo-co de investigação era a ansiedade da mãe, a partir de consulta às bases de dados AmericanSearch Premier Complete, LILACS, MEDLINE, PsycINFO, SciELO e Web of Science. O materialfoi analisado a partir das categorias ano da publicação, idioma, área da publicação, delinea-mento, participantes, instrumentos, objetivos e principais resultados e conclusões. Verificou-se a necessidade de desenvolvimento de instrumentos de medida específicos para a ansieda-de materna, adaptados à realidade brasileira, e a importância da sua identificação no períodopré-natal, como medida preventiva e protetiva para a saúde mental das mães, o desenvolvi-mento dos bebês e a qualidade da relação da díade. Os resultados também sugerem a neces-sidade de novos estudos que possam avaliar diferentes intervenções e tratamentos para omanejo dessa condição(AU)
Descritores DECS:Ansiedade
Comportamento Materno
Literatura de Revisão como Assunto
Descritores Psi Português:MATERNIDADE
ANSIEDADE
REVISÃO DE LITERATURA
Descritores Psi Inglês:MOTHERHOOD
ANXIETY
LITERATURE REVIEW
Descritores Psi Espanhol:MATERNIDAD
ANSIEDAD
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Id:53557
Autor:Souza, F. R. de; Barbato, S. B.
Título:Revisão sistemática de estudos qualitativos brasileiros com pessoas diagnosticadas como deficientes intelectuais / Systematic review on brazilian qualitative studies with people diagnosed with intelectual disability.
Fonte:Interação psicol;21(1):66-77, jan.-abr. 2017.
Resumo em português: Foram revisadas metodologias qualitativas em pesquisas brasileiras com indivíduos Deficien-tes Intelectuais (DI) publicadas nos últimos 16 anos, a fim de propor avanços metodológicossobre produção de si em narrativas, a partir de críticas de pesquisadores culturais. As buscasforam feitas no Portal de Periódicos da CAPES, Google acadêmico e contato com pesquisado-res, resultando em 20 estudos. Os resultados indicaram metodologias inovadoras e informamsobre condições de socialização inclusiva, na contemporaneidade brasileira. Para avançar noestudo de metodologias, sugerimos pesquisas em Teoria Fundamentada, a participação depessoas com DI na análise e estudos sobre emoções(AU)
Descritores DECS:Deficiência Intelectual
Literatura de Revisão como Assunto
Descritores Psi Português:RETARDO MENTAL
REVISÃO DE LITERATURA
METODOLOGIA
Descritores Psi Inglês:MENTAL RETARDATION
LITERTURE REVIEW
METHOLOLOGY
Descritores Psi Espanhol:RETRASO MENTAL
METODOLOGIA
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Id:53556
Autor:Nascimento, A. R. do; Gusso, H. L.
Título:Classes de comportamentos profissionais de pais sociais identificadas em literatura por meio de análise comportamental / Professional behavioral classes of social parents identified in literature through behavioral analysis.
Fonte:Interação psicol;21(1):39-54, jan.-abr. 2017 tab.
Resumo em português: O objetivo desta pesquisa foi identificar classes de comportamentos de pais sociais em insti-tuições de acolhimento na modalidade casa lar. Foi realizado procedimento de identificaçãode classes de comportamentos a partir de análise documental. O procedimento envolveutranscrever trechos de obras que fizessem referência a informações relativas a componentesde comportamentos de pais sociais, completar ou aperfeiçoar a descrição dos componentesidentificados, derivar componentes não identificados nas fontes de informação, nomear asclasses de comportamento, listar e categorizar as classes de comportamentos. Foram identi-ficados 123 classes de comportamentos, organizadas em 26 classes gerais, as quais foramagrupadas em cinco classes mais gerais: (a) promover o desenvolvimento afetivo e social dascrianças e adolescentes; (b) administrar o ambiente doméstico e institucional; (c) promover asaúde e o desenvolvimento físico das crianças e adolescentes; (d) promover a aprendizagemdas crianças e adolescentes e; (e) inserir crianças e adolescentes no ambiente institucional. Aidentificação desses comportamentos possibilitará melhor qualificar e avaliar o trabalho reali-zado em casas lares(AU)
Descritores DECS:Cuidados no Lar de Adoção
Pesquisa Comportamental
Descritores Psi Português:PAIS ADOTIVOS
ANALISE DE FUNÇÃO
Descritores Psi Inglês:FOSTER PARENTS
JOB ANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:PADRES ADOPTIVOS
ANALISIS DE PUESTO DE TRABAJO
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Id:53555
Autor:Lopes, D. C; Dascanio, D; Ferreira, B. C; Del Prette, Z. A. P; Del Prette, A.
Título:Treinamento de habilidades sociais: avaliação de um programa de desenvolvimento interpessoal profissional para universitários de ciências exatas / Social skills training: evaluation of an interpersonal professional development program for undergraduates of exact Sciences cources.
Fonte:Interação psicol;21(1):55-65, jan.-abr. 2017 tab.
Resumo em português: A valorização das relações interpessoais no trabalho tem trazido novas demandas para aformação profissional universitária, especificamente, em relação ao ensino e desenvolvimentode habilidades interpessoais aliadas às habilidades acadêmicas e técnicas. Este estudoavaliou um programa de treinamento de habilidades sociais com universitários de cursos deCiências Exatas. Participaram 35 estudantes, sendo 23 homens e 12 mulheres, distribuídosem três diferentes grupos consecutivos de intervenção. A avaliação do repertório dehabilidades sociais foi realizada com o Inventário de Habilidades sociais (IHS), antes, em umasessão intermediária, imediatamente após o programa e três meses ao término daintervenção. Tanto nas análises de grupo como nas individuais foi possível observaraquisições em habilidades sociais e manutenção delas, especialmente no Escore Total e nassubescalas F1 - Enfrentamento com risco e F4 - Autoexposição a desconhecidos ou situaçõesnovas. Os resultados indicaram eficácia e efetividade de um programa de desenvolvimentoprofissional interpessoal para universitários em transição para o mercado de trabalho esugere novas questões de pesquisa(AU)
Descritores DECS:Comportamento Social
Estudantes
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS - PSICOLOGIA
Descritores Psi Inglês:SOCIAL SKILLS TRAINING
COLLEGE STUDENTS - PSYCHOLOGY
Descritores Psi Espanhol:ENTRENAMIENTO DE HABILIDADES SOCIALES
ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS (PSICOLOGIA)
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Id:53554
Autor:Pinto, P. S. P; Bichara, I. D.
Título:O que dizem as crianças sobre os espaços públicos onde brincam / What children say about the public spaces where they play.
Fonte:Interação psicol;21(1):28-38, jan.-abr. 2017 ilus.
Resumo em português: O objetivo deste estudo foi compreender como crianças utilizam espaços públicos para brin-cadeiras, como se apropriam deles e suas sugestões para tais espaços. Para tanto foram en-trevistadas 28 crianças, sete a 11 anos, moradoras de diferentes bairros de Salvador-BA-BR.Os dados coletados foram analisados qualitativamente, sob a ótica da Psicologia Histórico-cultural e da Sociologia da Infância. Os resultados indicam que as crianças brincavam em áre-as planejadas e não planejadas para elas, com predominância de brincadeiras perto de suasresidências. Houve uso criativo dos espaços e dos equipamentos lúdicos, demonstrandoapropriação deles. Participantes sugeriram ampliação da segurança pública e acréscimo deáreas para brincadeiras. Conclui-se que há uma necessidade de se conhecer as demandas dainfância sob a ótica da própria criança, estimulando-se a cidadania(AU)
Descritores DECS:Jogos e Brinquedos
Criança
Áreas Verdes
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO DE BRINCAR
CIDADANIA
INFÂNCIA
Descritores Psi Inglês:CHILDHOOD PLAY BEHAVIOR
CITIZENSHIP
CHILDHOOD
Descritores Psi Espanhol:CONDUCTA DE JUGAR
CIUDADANIA
INFANCIA
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Id:53553
Autor:Jaques, A. G; Ziliotto, D. M.
Título:As contingências do trabalho bancário: um estudo sobre os mecanismos de mediação e defesa do sofrimento / Social skills training: evaluation of an interpersonal professional development program for undergraduates of exact sciences courses.
Fonte:Interação psicol;21(1):19-27, jan.-abr. 2017.
Resumo em português: O setor bancário sofre mudanças importantes desde a reestruturação produtiva na década de90, implicando redução significativa no contingente de trabalhadores e transformações na or-ganização do trabalho. Estas contingências impactam na saúde mental do bancário, sendo re-levante investigar os mecanismos de mediação e defesa do sofrimento utilizados pelostrabalhadores diante deste contexto. Esta pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, foirealizada por meio de entrevistas com bancários de instituição privada de atuação nacional,submetidas à análise de conteúdo. A investigação identificou os efeitos da organização dotrabalho, onde as premissas da gestão geram importante individualização do trabalho, pois obancário é tensionado pela pressão da meta e pela necessidade de reconhecimento. Há mobi-lização subjetiva no sentido de tentar mediar o sofrimento decorrente da dinâmica do traba-lho, como evidenciado na superficialidade afetiva e no isolamento que busca dar conta dademanda de atribuições imposta, o que se reflete na condição de atendimento aos clientes.Dentre as estratégias de mediação presentes nas experiências dos participantes estão a coo-peração, a inteligência prática e a transgressão; como mecanismos de defesa, foram identifi-cados o cinismo viril, a insensibilidade afetiva, o isolamento e o adoecimento psíquico(AU)
Descritores DECS:Trabalhadores
Esgotamento Profissional
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:STRESS OCUPACIONAL
RECURSOS HUMANOS
MECANISMOS DE DEFESA
Descritores Psi Inglês:OCCUPATIONAL STRESS
PERSONNEL
DEFENSE MECHANISMS
Descritores Psi Espanhol:ESTRES OCUPACIONAL
PERSONAL
MECANISMOS DE DEFESA
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Id:53552
Autor:Harth, J; Falcke, D.
Título:Manejo do dinheiro e qualidade conjugal / Manegement of money and marital quality.
Fonte:Interação psicol;21(1):9-18, jan.-abr. 2017.
Resumo em português: A qualidade conjugal é influenciada por diversos fatores, dentre eles, o dinheiro. Sendo assim,objetivou-se investigar a relação entre o manejo do dinheiro e a qualidade conjugal. Realizou-se uma pesquisa quantitativa com delineamento correlacional. Participaram 143 casais, casa-dos oficialmente ou morando juntos, entre 19 e 81 anos. Aplicou-se um questionário sociode-mográfico, a DAS, o GRIMS e um questionário sobre manejo do dinheiro. Foram feitas análisesdescritivas e inferenciais. Os resultados revelaram que a maioria dos casais (58%) utiliza osistema de gestão compartilhada do dinheiro, enquanto que 25% manejam separadamente e17% delegam a um dos cônjuges o manejo. Os casais que compartilham o manejo financeiroobtiveram maiores níveis de qualidade conjugal e maior grau de felicidade com o relaciona-mento. Esses resultados corroboram com estudos anteriores, confirmando que o manejo dodinheiro está associado com a qualidade conjugal(AU)
Descritores DECS:Casamento
Fatores Socioeconômicos
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:CASAMENTO
FINANÇAS
Descritores Psi Inglês:MARRIAGE
FINANCE
Descritores Psi Espanhol:MATRIMONIO
FINANZAS
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Id:53551
Autor:Oliveira, L. G. V. de; Pedroso, J. da S.
Título:Desenvolvimento de crianças sob influência dos contextos sociais e da religiosidade / Child development under the influence of social and religious contexts.
Fonte:Interação psicol;21(1):1-8, jan.-abr. 2017.
Resumo em português: O artigo analisa a partir da psicologia psicodinâmica e da antropologia social o desenvolvi-mento de crianças sob influência dos contextos sociais e da religiosidade para compreendercomo o contexto ambiental e o apoio emocional influenciam no desenvolvimento. Trata-se deum estudo qualitativo que utiliza entrevistas semiestruturadas, observações e diário de cam-po. Participaram cinco crianças, com idades de cinco a seis anos, pais, cuidadores e profes-sores. Os resultados foram sistematizados pela análise de conteúdo e apontaram umacirculação atravessada pela violência do bairro e influência religiosa das famílias na sociabili-dade das crianças. Conclui-se que a circunstância do contexto social, que gerou medo e inse-gurança nos pais das crianças, e a prática religiosa dos cuidadores incidiram de modosignificante no desenvolvimento emocional(AU)
Descritores DECS:Religião e Psicologia
Criança
Meio Social
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adulto
Descritores Psi Português:CRENÇAS RELIGIOSAS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
AMBIENTES SOCIAIS
Descritores Psi Inglês:RELGIOUS BELIEFS
CHILDHOOD DEVELOPMENT
SOCIAL ENVIRONMENTS
Descritores Psi Espanhol:CREENCIA RELIGIOSA
DESARROLLO INFANTIL
AMBIENTE SOCIAL
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Id:52319
Autor:Pureza, J. de R; Marin, A. H; Lisboa, C. S. de M.
Título:Intervenções para o fenômeno bullying na infância: uma revisão sistemática de literatura / Interventions to bullying phenomenon in childhood: a systematic review of literature.
Fonte:Interação psicol;20(3):341-352, set.-dez. 2016 ilus, tab, graf.
Resumo em português: O bullying está associado a consequências negativas para o desenvolvimento infantil. Encontra-se naliteratura estudos recentes propondo intervenções para o manejo do bullying. Este estudo teve comoobjetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura de 2002 a 201 2 sobre intervenções para obullying na infância, que resultou em 1 9 artigos científicos. Dois juízes analisaram o objetivo, aabordagem teórica, a temática e os aspectos metodológicos das intervenções. A maioria objetivou adiminuição dos índices de bullying, ocorreu na escola, em grupo, envolvendo toda a escola. Constatou-sediversidade de instrumentos de avaliação, e dificuldades em identificar modelos teóricos dasintervenções, além de nenhum estudo realizado com crianças pré-escolares. São sugeridas possibilidadesde pesquisas futuras acerca de intervenções para o bullying(AU)
Descritores DECS:Bullying
Literatura de Revisão como Assunto
Psicologia da Criança
Descritores Psi Português:BULLYING
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
INFÂCIA
Descritores Psi Inglês:BULLYING
PSYCHOLOGICAL INTERVENTION
CHILDHOOD
Descritores Psi Espanhol:BULLYING
INTERVENCION PSICOLOGICA
INFANCIA
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Id:52318
Autor:Prado, M. da C. R. do; Calais, S. L; Cardoso, H. F.
Título:Stress, depressão e qualidade de vida em beneficiários de programas de transferência de renda / Stress, depression and quality of life in beneficiaries of social programs.
Fonte:Interação psicol;20(3):330-340, set.-dez. 2016 tab.
Resumo em português: O stress, como resposta a situações aversivas, pode ser associado à condição de baixo poder aquisitivo.Também a depressão, enquanto um transtorno que compromete a relação do indivíduo com seu ambiente,muitas vezes se relaciona a situações de risco socioeconômico. Ambos referem uma baixa qualidade devida. No presente estudo investigou-se a prevalência de stress e depressão e a percepção da qualidade devida em beneficiários de programas de transferência de renda. Utilizou-se o Inventário de Sintomas deStress para Adultos de Lipp, o Inventário de Depressão de Beck, o Instrumento Abreviado de Avaliaçãoda Qualidade de Vida e um Questionário Sociodemográfico. Os dados foram coletados em 1 98participantes, em sua maioria mulheres, sendo que 58% apresentaram stress e 41% indicativo dedepressão. A percepção média de qualidade de vida variou de 43,0 no domínio meio ambiente a 54,9 nopsicológico, em uma escala que vai de 0 a 1 00. Os resultados sinalizam que na amostra dos beneficiáriosde transferência de renda, o stress se apresentou não muito diferente de outras amostras da população. Noentanto, quanto ao indicativo de depressão e percepção de qualidade de vida este grupo demonstrouresultados mais desfavoráveis do que pessoas em geral. Stress, depressão e qualidade de vida semostraram correlacionados(AU)
Descritores DECS:Depressão
Programas Governamentais
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:STRESS
DEPRESSÃO
PROGRAMAS SOCIAIS
Descritores Psi Inglês:STRESS
DEPRESSION
SOCIAL PROGRAMS
Descritores Psi Espanhol:ESTRES
DEPRESION
PROGRAMAS SOCIALES
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Id:52317
Autor:Jacoby, A. R; Monteiro, J. K.
Título:Assédio moral em estudantes trabalhadores e sua relação com o bem-estar no trabalho / Mobbing in student workers and their relationship to well-being at work.
Fonte:Interação psicol;20(3):319-329, set.-dez. 2016 tab.
Resumo em português: Este trabalho tem o intuito de investigar o assédio moral e as possíveis relações com o bem-estar notrabalho. Foram aplicados o Questionário Biosociodemográfico e Laboral, o Questionário de AtosNegativos - QAN e as Medidas de Bem-estar no Trabalho em 457 acadêmicos de graduação. Osresultados mostraram que há relação entre o assédio moral e as medidas de bem-estar no trabalho(p0,05), indicando que a presença da violência psicológica causa uma diminuição no bem-estar laboral.Na análise de regressão linear, alguns atos negativos no trabalho foram preditores de duas dimensões dasmedidas de bem estar no trabalho. Estes resultados sugerem que a ocorrência de assédio moral estáassociada a menor satisfação e comprometimento no trabalho(AU)
Descritores DECS:Comportamento Social
Estudantes
Trabalhadores
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:ASSÉDIO
ESTUDANTES
BEM-ESTAR SUBJETIVO
Descritores Psi Inglês:HARASSMENT
STUDENTS
SUBJECTIVE WELL-BEING
Descritores Psi Espanhol:ACOSO
ESTUDIANTES
BIENESTAR SUBJETIVO
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Id:52316
Autor:Hunziker, M. H. L.
Título:Considerações sobre o modelo de seleção pelas consequências: o que mudou em 28 anos ? / Considerations about the selection by consequences model: what was changed in 28 years ?.
Fonte:Interação psicol;20(3):310-318, set.-dez. 2016.
Resumo em português: Este artigo compara dois conjuntos de textos publicados no Brasil, em 1 988 e 201 6, focados na análise domodelo de seleção pelas consequências proposto por Skinner. São apresentados os contextos acadêmicosem que os dois conjuntos foram produzidos, um breve resumo das principais contribuições de cada texto,fazendo uma comparação entre eles para vislumbrar a evolução que se deu na comunidade de analistas decomportamento no Brasil ao longo dos últimos 28 anos. No final, sugere-se que novas publicaçõespossam analisar dados experimentais recentes e sua compatibilidade com o nível ontogenético de seleçãopor consequências, complementando as considerações teórico-filosóficas aqui apresentadas em relação àseleção nos níveis filogenético e cultural(AU)
Descritores DECS:Comportamento
Descritores Psi Português:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Indivíuo como Tema:Skinner, Burrhus Frederic, 1904-1990
Descritores Psi Inglês:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Descritores Psi Espanhol:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
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Id:52315
Autor:Carvalho Neto, M. B. de; Guimarães, T. M. M; Sarmiento, A. R; Leão, M. de F. F. C.
Título:O - "não"- lugar do reflexo no modo causal de seleção pelas consequências de Skinner / The - "no"- place of the reflex in the causal mode selection by consequences of Skinner.
Fonte:Interação psicol;20(3):305-309, set.-dez. 2016.
Resumo em português: Skinner em 1 981 propôs um modo causal geral para explicar o comportamento envolvendo doisprocessos básicos e complementares: variação e seleção. Algumas vezes o selecionismo é apresentadocomo um substituto do mecanicismo dentro e fora do âmbito comportamental. Contudo, há um ponto detensão nessa interpretação: o comportamento/condicionamento reflexo. Esse tipo de comportamento e deaprendizagem seria explicado através de leis compatíveis com o mecanicismo, as leis do reflexo, nãoenvolvendo variação e seleção. Em que medida, então, a seleção pelas consequências seria um modoexplicativo geral se nem mesmo seria aplicável a todos os casos de comportamento? Uma interpretaçãoalternativa é oferecida sobre a natureza e o alcance do selecionismo skinneriano(AU)
Descritores DECS:Reflexo
Descritores Psi Português:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Indivíuo como Tema:Skinner, Burrhus Frederic, 1904-1990
Descritores Psi Inglês:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Descritores Psi Espanhol:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
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Id:52314
Autor:Micheletto, N.
Título:Seleção por consequências: desdobramentos para a noção de ciência de B. F. Skinner / Selection by consequences: deployments for the notion of science of B. F. Skinner.
Fonte:Interação psicol;20(3):295-304, set.-dez. 2016.
Resumo em português: O sistema explicativo de B. F. Skinner transforma-se ao longo de sua construção. Nos primeiros anos,Skinner propõe que explicação é descrição de relações funcionais entre eventos diretamente observáveisdo organismo e ambiente. A noção de causalidade de seleção por consequências, relacionada à proposiçãodo comportamento operante, terá desdobramentos para pressupostos relativos ao objeto de estudo, àrelação entre o sujeito e objeto do conhecimento, à concepção de ciência e aos procedimentos adotadospara produção de conhecimento científico efetivo. Nesse artigo, busca-se identificar algunsdesdobramentos do modelo causal de seleção por consequências para as propostas de Skinner para aciência(AU)
Descritores DECS:Comportamento
Descritores Psi Português:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Indivíuo como Tema:Skinner, Burrhus Frederic, 1904-1990
Descritores Psi Inglês:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
BEHAVIOR ANALYSIS
Descritores Psi Espanhol:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
ANALISIS DE LA CONDUCTA
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Id:52313
Autor:Leão, M. de F. F. C; Carvalho Neto, M. B.
Título:Afinal, o que é seleção por consequências? / After all, what's selection by consequences?.
Fonte:Interação psicol;20(3):286-294, set.-dez. 2016.
Resumo em português: A proposta de Skinner intitulada ‘Seleção por Consequências’ parece garantir uma filiação a umaepistemologia selecionista. Tal noção, entretanto, carece de uma definição consensual na área. O objetivodeste artigo é propor uma conceituação da proposta skinneriana. Para tanto, realizou-se uma análise dosprincipais textos do autor sobre o tema, a fim de delimitar os aspectos que julgamos serem suficientes edefinidores dessa proposta científica. Concluímos que a ‘ seleção por consequências’ pode ser definidacomo um modo causal fundamentado em uma relação de interdependência probabilística entre eventos, aqual explica a origem e a evolução do fenômeno comportamental como produto de três histórias devariação e seleção: filogenética, ontogenética e cultural(AU)
Descritores DECS:Comportamento
Descritores Psi Português:ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Indivíuo como Tema:Skinner, Burrhus Frederic, 1904-1990
Descritores Psi Inglês:BEHAVIOR ANALYSIS
SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Descritores Psi Espanhol:ANALISIS DE LA CONDUCTA
SKINNER, BURRHUS FREDERIC
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Id:52312
Autor:Tonneau, F.
Título:Reforçamento operante e seleção natural: a analogia inútil / Operant reinforcement and natural selection: the useless analogy.
Fonte:Interação psicol;20(3):279-285, set.-dez. 2016.
Resumo em português: Atualmente é bastante comum, nas discussões teóricas sobre Análise do Comportamento, mencionar a"seleção pelas consequências" como um modo causal específico e como um esquema integrador dadisciplina com a biologia evolutiva. Contudo, falar de "seleção" no contexto do reforçamento operanteconstitui claramente um discurso analógico ou metafórico. Esta nota teórica tem três objetivos principais:primeiro, clarificar as condições nas quais uma analogia desta natureza pode ser aceita ou não; segundo,resumir e simplificar os argumentos de Tonneau e Sokolowski (2000, 2001 ) contrários à analogia entrereforçamento operante e seleção natural; e finalmente, examinar se desenvolvimentos recentes nadisciplina refutaram as conclusões negativas destes autores(AU)
Descritores DECS:Cérebro
Descritores Psi Português:SELEÇÃO NATURAL
SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Indivíuo como Tema:Skinner, Burrhus Frederic, 1904-1990
Descritores Psi Inglês:NATURAL SELECTION
SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Descritores Psi Espanhol:SELECCION NATURAL
SKINNER, BURRHUS FREDERIC
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Id:52311
Autor:Zilio, D.
Título:Selecionismo, metáforas e práticas culturais: haverá um terceiro tipo de seleção no nível cultural? / Selectionism, metaphors and cultural practices: would there be a third kind of selection at the cultural level?.
Fonte:Interação psicol;20(3):268-278, set.-dez. 2016.
Resumo em português: Este ensaio é uma reflexão acerca da ideia segundo a qual haveria um tipo de seleção dedicado às práticasculturais. Argumentarei que tal proposição foi subsidiada pela extensão metafórica do processo deseleção natural à dimensão cultural. Elencarei inconsistências na obra skinneriana resultantes dessaestratégia e também possíveis problemas associados ao desenvolvimento de modelos explicativos a partirde metáforas e analogias. Diante desse contexto, avaliarei a possibilidade de análise do processo deseleção de práticas culturais sem pressupor a existência de um terceiro tipo de seleção, e sem lançar mãode metáforas e analogias, a partir de proposta na qual a contingência permanece como unidade de análisecentral. Consequências possíveis da adoção dessa alternativa serão exploradas(AU)
Descritores DECS:Metáfora
Descritores Psi Português:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Indivíuo como Tema:Skinner, Burrhus Frederic, 1904-1990
Descritores Psi Inglês:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Descritores Psi Espanhol:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
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Id:52310
Autor:Lopes, C. E; Laurenti, C.
Título:Elementos neolamarckistas do selecionismo skinneriano / Neo-lamarckian elements of skinnerian selectionism.
Fonte:Interação psicol;20(3):257-267, set.-dez. 2016.
Resumo em português: A biologia evolutiva tem sido palco de um debate entre as teorias neodarwinista e neolamarckista. Oneodarwinismo explica todo processo evolutivo em termos da seleção de variações genéticas randômicas,assim, o que acontece no âmbito da história de vida do indivíduo, no desenvolvimento e naaprendizagem, não interfere no curso evolutivo. Já a teoria neolamarckista defende a existência demúltiplas fontes de variação, nem sempre randômicas, sobre as quais a seleção opera; ela também admiteque desenvolvimento e aprendizagem podem influenciar a evolução. O objetivo deste ensaio é mostrarque o modelo selecionista skinneriano apresenta características de uma teoria evolutiva neolamarckista.Conclui-se que essa aproximação ajudaria a análise do comportamento a participar ativamente dediscussões contemporâneas da biologia evolutiva(AU)
Descritores DECS:Evolução Biológica
Descritores Psi Português:TEORIA DA EVOLUÇÃO
SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Indivíuo como Tema:Skinner, Burrhus Frederic
Descritores Psi Inglês:THEORY OF EVOLUTION
SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Descritores Psi Espanhol:TEORIA DE LA EVALUACION
SKINNER, BURRHUS FREDERIC
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Id:52309
Autor:Carrara, K. .
Título:Consequências nas práticas culturais: efeitos sobre indivíduos ou grupos? / Consequences in cultural practices: effects on individuals or groups?.
Fonte:Interação psicol;20(3):246-256, set.-dez. 2016.
Resumo em português: Este artigo expõe algumas das principais conjecturas sobre o processo de seleção pelas consequências noâmbito das práticas culturais, especialmente no que diz respeito à unidade de seleção: se o indivíduo emsituação de grupo ou se o próprio grupo. O ensaio também analisa a maneira pela qual são selecionadosos padrões de entrelaçamento de contingências e seu papel na manutenção ou modulação das práticasculturais. Ao discutir implicações de uma visão evolucionista integrada dos “níveis” filogenético,ontogenético e cultural, o estudo argumenta por seleção pelas consequências ocorrendo no grupo e nãosobre ele, o que implica a proposição de escolha da contingência de três termos como unidade de análisesuficiente e adequada à Análise Comportamental da Cultura(AU)
Descritores DECS:Fatores Culturais
Descritores Psi Português:SKINNER, BURRHUS FREDERIC, 1904-1990
Descritores Psi Inglês:SKNNER, BURRHUS FREDERIC
Descritores Psi Espanhol:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
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Id:52308
Autor:Vargas, J. S.
Título:From operant conditioning in selection by consequences.
Fonte:Interação psicol;20(3):243-245, set.-dez. 2016.
Descritores DECS:Evolução Cultural
Descritores Psi Português:SKINNER, BURRHUS FREDERIC, 1904-1990
Indivíuo como Tema:Skinner, Burrhus Frederic, 1904-1990
Descritores Psi Inglês:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
Descritores Psi Espanhol:SKINNER, BURRHUS FREDERIC
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Id:52307
Autor:Ramos, M. H; Pontes, F. A; Silva, S. S; Fernandez, A. P; Nina, K.
Título:Revisão sistemática de pesquisas sobre eficácia coletiva docente / Systematic review on researches about collective teacher efficacy.
Fonte:Interação psicol;20(2):234-242, maio-ago. 2016 tab, ilus.
Resumo em português: A eficácia coletiva docente é a percepção compartilhada pelos professores sobre a capacidade do corpodocentede organizar e executar ações necessárias a um efeito positivo no desempenho acadêmico dosalunos. Este artigo tem o objetivo de construir um panorama das pesquisas sobre eficácia coletiva deprofessores, analisando seus principais resultados. Para tanto, foram realizadas buscas de artigospublicados entre 2000 e 201 3, na base de dados Portal de Periódicos Capes. Os resultados indicam que aeficácia coletiva de professores está diretamente relacionada ao desempenho acadêmico dos alunos.Notou-se ainda que outras variáveis podem influenciar as crenças coletivas, tais como a autoeficácia e asituação socioeconômicada escola(AU)
Descritores DECS:Docentes
Eficácia
Literatura de Revisão como Assunto
Descritores Psi Português:Características do professor
Revisão de literatura
Trabalho docente
Descritores Psi Inglês:Teacher characteristics
Literature review
Teaching work
Descritores Psi Espanhol:Caracteristicas del profesor
Metanálise
Trabajo docente
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Id:52306
Autor:Silva, M. P. C; Medeiros, B. de Q; Marqui, A. B. T. de.
Título:Depressão e ansiedade em mulheres com endometriose: uma revisão crítica da literatura / Depression and anxiety in women with endometriosis: an critical review.
Fonte:Interação psicol;20(2):226-233, maio-ago. 2016.
Resumo em português: Essa revisão tem por objetivo apresentar os resultados dos estudos que avaliaram prevalência e/ou níveisde depressão e ansiedade nas mulheres com endometriose. Para isso, uma pesquisa bibliográfica foirealizada no PubMed, LILACS e Web of Science e foram selecionados para leitura 21 artigos. Destes,onze analisaram depressão e ansiedade simultaneamente, nove apenas depressão e um ansiedade. Foiobservado que as pacientes com endometriose exibem níveis elevados de depressão e ansiedade,provavelmente devido aos quadros frequentes de dor, a infertilidade, ao atraso no diagnóstico e arecorrência da doença. Conclui-se que um acompanhamento psicológico deve ser oferecido a mulherescom endometriose sendo, portanto um componente essencial para o tratamento dessa condiçãoginecológica(AU)
Descritores DECS:Depressão
Endometriose
Ansiedade
Descritores Psi Português:Depressão
Psicologia da mulher
Stress
Descritores Psi Inglês:Depression
Psychology of women
Stress
Descritores Psi Espanhol:Depresion
Psicologia de la mujer
Estrés
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Id:52305
Autor:Carvalho, P.H.B. de; Gomes, L. de F; Ferreira, M. E. C.
Título:Comparação social, insatisfação corporal e comportamento alimentar em jovens adultos / Social comparison, body dissatisfaction and eating behavior in young adults.
Fonte:Interação psicol;20(2):219-225, maio-ago. 2016 tab.
Resumo em português: O objetivo do presente estudo foi comparar o comportamento de comparação social (CCS) de jovensadultos, segundo a insatisfação corporal (IC) e o comportamento alimentar inadequado (CAI).Participaram 563 sujeitos (276 mulheres) entre 1 8 e 35 anos de idade. Teste U de Mann-Whitney foiutilizado para comparar os CCS segundo a IC e o CAI. Foi identificada diferença para oscomportamentos de comparação social entre o grupo de sujeitos satisfeitos e insatisfeitos, e também paraos grupos com e sem comportamentos alimentares inadequados, do sexo feminino. Conclui-se que ocomportamento de comparação social está associado à insatisfação corporal e aos comportamentosalimentares inadequados de mulheres, o mesmo não ocorrendo para os homens(AU)
Descritores DECS:Imagem Corporal
Comportamento Alimentar
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Descritores Psi Português:COMPORTAMENTO ALIMENTAR
IMAGEM CORPORAL
Descritores Psi Inglês:EATING BEHAVIOR
BODY IMAGE
Descritores Psi Espanhol:CONDUCTA ALIMENTARIA
IMAGEN CORPORAL
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Id:52304
Autor:Damiani, F. da M; Ramires, V. R. R.
Título:Características de estrutura de personalidade de pais e mães envolvidos no fenômeno da alienação parental / Personality structure traits of the fathers and mothers involved in the parental alienation phenomenon.
Fonte:Interação psicol;20(2):206-218, maio-ago. 2016 tab.
Resumo em português: A Alienação Parental é um fenômeno que tem sido observado associado ao divórcio altamente conflitivo.Esse estudo investigou as características de estrutura de personalidade de pais e mães envolvidos nessefenômeno. Foi utilizada uma abordagem qualitativo-exploratória, adotando-se o procedimento de estudosde caso múltiplos. Foram realizadas entrevistas estruturadas e semiestruturadas, além da aplicação doMétodo Rorschach, por meio do sistema compreensivo. Os resultados apontaram para a presença dedefesas primitivas, intensa ansiedade de separação, predominância de vínculos simbióticos, dificuldadede discriminação e percepção inadequada do outro(AU)
Descritores DECS:Divórcio
Relações Familiares
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:SÍNDROME DA ALIENAÇÃO PARENTAL
SEPARAÇÃO CONJUGAL
Descritores Psi Inglês:PARENTAL ALIENATION SYNDROME
MARITAL SEPARATION
Descritores Psi Espanhol:SINDROME DE ALIENACION PARENTAL
SEPARACIÓN CONYUGAL
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Id:52303
Autor:Carvalho, L. de F; Primi, R.
Título:Estudo psicométrico preliminar do Inventário Dimensional dos Transtornos de Personalidade - IDTP / Preliminary psychometric study of the Personality Disorders Dimensional Inventory - IDTP.
Fonte:Interação psicol;20(2):193-205, maio-ago. 2016 tab.
Resumo em português: O presente estudo teve como objetivo desenvolver um instrumento para avaliação dos transtornos dapersonalidade e buscar por evidências de validade baseadas na estrutura interna desse instrumento. Oinstrumento desenvolvido, o Inventário Dimensional de Transtornos da Personalidade (IDTP), foiaplicado em 350 participantes, entre 1 8 e 67 anos, de ambos os sexos. Foram realizadas análisesexploratórias por componentes principais de primeira e de segunda ordem, correlações entre as escalas doinstrumento, e calculados os coeficientes alfa de Cronbach. De acordo com a literatura utilizada eespecificamente as categorias diagnósticas para transtornos da personalidade, a maior parte dos fatoreshipotetizados para o teste foi encontrada, e os coeficientes alfa variaram entre 0,65 e 0,89. Além disso, aestrutura fatorial de segunda ordem, composta por três fatores, foi coerente de acordo com a literaturaprévia(AU)
Descritores DECS:Testes de Personalidade
Transtornos da Personalidade
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Adulto
Meia-Idade
Descritores Psi Português:TESTES PSICOLÓGICOS
DISTÚRBIOS DE PERSONALIDADE
Descritores Psi Inglês:PSYCHOLOGICAL TESTING
PERSONALITY DISORDERS
Descritores Psi Espanhol:TESTS PSICOLOGICOS
TRASTORNOS DE LA PERSONALIDAD
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Id:52302
Autor:Gouveia, V. V; Pimentel, C. E; Fonseca, P. N. de; Barbosa, L. H. G. M; Gouveia, R. S. V; Souza Filho, J. F. de.
Título:Altruísmo autoinformado e informado por pares: evidências do altruísmo como traço de personalidade / Self and other informed altruísm: evidence of the altruism as a personality trait.
Fonte:Interação psicol;20(2):183-192, maio-ago. 2016 tab.
Resumo em português: Este estudo reuniu evidências acerca do altruísmo como um traço de personalidade. Participaram 438pessoas, divididas igualmente entre respondentes e seus informantes. Estes responderam os seguintesinstrumentos: Escala de Altruísmo Autoinformado, Questionário de Gratidão, Escala de Disposição paraPerdoar e Escala de Desejabilidade Social, além de perguntas demográficas; os informantes deramrespostas aos instrumentos descrevendo quais eram as características dos respondentes. Os resultadosindicaram convergência das estruturas fatoriais e consistência interna da medida de altruísmo,constatando-se correlação entre as medidas auto e heteroinformadas, assim como um padrão deassociação congruente de suas pontuações com disposição para perdoar. Concluiu-se que existemevidências do altruísmo como um traço de personalidade, que independe de contexto situacional, estandosua medida dissociada de desejabilidade social(AU)
Descritores DECS:Altruísmo
Personalidade
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto Jovem
Adulto
Meia-Idade
Descritores Psi Português:ALTRUÍSMO
TRAÇOS DE PERSONALIDADE
Descritores Psi Inglês:ALTRUISM
PERSONALITY TRAITS
Descritores Psi Espanhol:ALTRUISMO
RASGOS DE PERSONALIDAD
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Id:52301
Autor:Barros, S. C; Borges, L. de O.
Título:Significados do dinheiro e do trabalho; um estudo com operários da construção de edificações de Belo Horizonte / Meaning of money and work: a study with construction workers of buildings in Belo Horizonte.
Fonte:Interação psicol;20(2):170-182, maio-ago. 2016 tab.
Resumo em português: Os significados do dinheiro e do trabalho são fenômenos multidimensionais, imbuídos de aspectoscontraditórios forjados no contexto contemporâneo do sistema capitalista. Objetivamos, então, explorar arelação entre os dois fenômenos na construção de edificações. Desenvolvemos a pesquisa com 302operários, aplicando questionários e realizando entrevistas. Às respostas dos questionários aplicamostécnicas estatísticas descritivas (frequência e médias) e inferenciais (análise de cluster e ANOVA). Ainterpretação das entrevistas apoiou a compreensão dos resultados das análises anteriores. Entre osresultados encontrados, destacamos: os valores coletivistas incorporados aos padrões de significado dodinheiro (PSD); a tendência dos participantes do padrão do significado do trabalho (PST) indiferenteexpressivo em apresentar o PSD coletivista expressivo e dos participantes do PST otimista em apresentarmenos frequentemente o PSD conflitante(AU)
Descritores DECS:Trabalhadores
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto Jovem
Adulto
Meia-Idade
Descritores Psi Português:OPERÁRIOS
MOTIVAÇÃO DO EMPREGADO
Descritores Psi Inglês:SKILLED INDUSTRIAL WORKERS
EMPLOYEE MOTIVATION
Descritores Psi Espanhol:OPERARIOS
MOTIVACION DEL EMPLEADO
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Id:52300
Autor:Vieira, N. M.
Título:Produção de sentidos no começo da vida / Making sense in early life.
Fonte:Interação psicol;20(2):160-169, maio-ago. 2016.
Resumo em português: Neste estudo discutiu-se a atividade de produção de sentidos no início da vida apontando-se a operaçãode processos co-regulados. Trata-se de um estudo longitudinal da interação de uma díade mãe-bebê. Apartir de uma análise microgenética foi demonstrada uma trajetória de desenvolvimento da comunicaçãomediada por brinquedos. Nessa trajetória destacaram-se perfis de negociação no compartilhamento deatenção revelados em reorganizações frequentes. A produção de sentidos foi concebida como atos deresponsividade relacionados com experiências passadas e com antecipações de possibilidades deexperiências futuras envolvendo o brinquedo. Concluiu-se que a produção de sentidos na interação sãosituações de resolução momentânea de tensões promovidas por essa dinâmica de ações para ondeconvergem, simultaneamente, as experiências passadas e expectativas de possibilidades futuras(AU)
Descritores DECS:Relações Mãe-Filho
Valor da Vida
Limites:Humanos
Feminino
Lactente
Adulto
Descritores Psi Português:RELAÇÕES MÃE-CRIANÇA
EXPERIÊNCIAS DE VIDA
Descritores Psi Inglês:MOTHER CHILD RELATIONS
LIFE EXPERIENCES
Descritores Psi Espanhol:RELACIONES MADRE-ÑINO
EXPERIENCIAS DE VIDA
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Id:52299
Autor:Serralha, C. A; Espote, R; Silva, M. de S; Silva, T. B; Arruda, S. A. V.
Título:Consultas terapêuticas familiares no tratamento do comportamento agressivo em crianças / Therapeutic family consultations in the treatment of agressive behavior in children.
Fonte:Interação psicol;20(2):151-159, maio-ago. 2016 tab.
Resumo em português: Relato de estudo no qual foi aplicado o modelo consultas terapêuticas familiares (CTF) no tratamento defamílias de crianças agressivas. Esse modelo foi desenvolvido pelas autoras com base nos trabalhos de R.Benenzon, em musicoterapia, e D. Winnicott, em consultas terapêuticas. Participaram seis famílias, comas quais foram realizadas entrevista inicial (EI), hora interativa (HI) e sessão com os cuidadores (SC), emunidades ambulatoriais. Em alguns casos, houve observações na escola (OEs). As EIs, HIs, OEs e SCsforam registradas por escrito, e as HIs foram gravadas em aúdio e vídeo. A análise constatou, nascrianças, diminuição dos comportamentos agressivos relacionados aos sentimentos de insegurança edesconfiança em relação aos cuidadores. Havendo adesão dos principais cuidadores, o modelo mostrouseviável e fecundo(AU)
Descritores DECS:Relações Familiares
Transtornos do Comportamento Infantil
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adulto
Descritores Psi Português:AGRESSIVIDADE
TERAPIA FAMILIAR
PSICOTERAPIA DA CRIANÇA
Descritores Psi Inglês:AGGRESSIVENESS
FAMILY THERAPY
CHILD PSYCHOTHERAPY
Descritores Psi Espanhol:AGRESIVIDAD
TERAPIA FAMILIAR
PSICOTERAPIA INFANTIL
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Id:52298
Autor:Martins, A. A; Gontijo, C. S; Brum, D. A. S; Santos, C. A; Alves, T. M. A.
Título:A atuação do serviço público na produção da paz / The performance of the public service in the production of the peace.
Fonte:Interação psicol;20(2):144-150, maio-ago. 2016.
Resumo em português: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisa em que se buscou delinear osvários conceitos de paz, bem como verificar de que modo esses conceitos se apresentam em facedos responsáveis pelas secretarias municipais de uma cidade de médio porte. Os métodosutilizados foram a revisão sistemática de literatura e uma entrevista semiestruturada com osresponsáveis pelas secretarias. Como resultado, concluiu-se que os trabalhadores conseguemdescrever diversos conceitos de paz e investigou-se como esses conceitos são trabalhados por elesna prática do serviço enquanto atores públicos. Verificou-se, ainda, que a paz é utilizada comocontemplação de um lugar em construção e compreendeu-se que sua produção não diz respeito àsecretaria em que o trabalhador atua, gerando a inexistência de ações e a sua delegação para forada alçada do servidor(AU)
Descritores DECS:Direitos Humanos
Limites:Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Descritores Psi Português:PAZ
DIREITOS HUMANOS
Descritores Psi Inglês:PEACE
HUMAN RIGHTS
Descritores Psi Espanhol:PAZ
DERECHOS HUMANOS
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Id:52297
Autor:Silva, H. C. da; Ghazzi, M. S.
Título:Diagnóstico na infância: quais as implicações possíveis? / Diagnosis of childhood: what are the possible implications?.
Fonte:Interação psicol;20(2):135-143, maio-ago. 2016.
Resumo em português: Este artigo objetivou abordar as especificidades do processo diagnóstico nas psicopatologias na infância apartir de uma revisão da literatura. Num primeiro momento, realizou-se uma fundamentação teóricaacerca de como a psicanálise concebe o diagnóstico, contrapondo com a perspectiva médica.Posteriormente, refletiu-se sobre como pensar esse processo na infância, considerando suasparticularidades. Por fim, discutiram-se as repercussões do ato diagnóstico nesse período tão peculiar,tendo como inspiração recortes da prática em psicologia clínica e escolar, articulando-os com os achadosteóricos. Enfim, discutiu-se sobre a excessiva prescrição medicamentosa percebida na atualidade, comotambém sobre os efeitos possíveis que podem surgir nos espaços por onde a criança circula: seu meiofamiliar, escolar e social(AU)
Descritores DECS:Psicanálise
Psicologia da Criança
Descritores Psi Português:PSICANÁLISE
INFÂNCIA
Descritores Psi Inglês:PHYCHOANALYSIS
CHILDHOOD
Descritores Psi Espanhol:PSICOANALIS
INFANCIA
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Id:52296
Autor:Mizael, T. M; Santos, S. L. dos; Rose, J. C. C. de.
Título:Contribuições do paradigma de equivalência de estímulos para o estudo das atitudes / Contributions of stimulus equivalence paradigm for studying attitudes.
Fonte:Interação psicol;20(2):124-134, maio-ago. 2016.
Resumo em português: Considerando a abordagem analítico-comportamental, atitudes podem ser consideradas respostasavaliativas emitidas de acordo com uma história prévia de aprendizagem. O paradigma deequivalência de estímulos, utilizando procedimentos que simulam o comportamento simbólico nolaboratório, tem possibilitado entender a formação de atitudes como uma rede de relações arbitráriasentre classes de estímulos e atributos avaliativos. Esta visão tem auxiliado na compreensão de comofenômenos sociais, tais como estereótipos e preconceitos, podem ser estabelecidos e modificados. Oobjetivo deste trabalho é apresentar algumas contribuições, a partir de evidências empíricasdemonstradas por pesquisas que utilizaram este paradigma nas últimas décadas, particularmente apartir da década de 90, que fortalecem a equivalência de estímulos como um modelocomportamental importante para o estudo das atitudes(AU)
Descritores DECS:Programa de Estímulos e Incentivos
Preconceito
Descritores Psi Português:EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS
PRECONCEITO
ATITUDES
Descritores Psi Inglês:STIMULUS EQUIVALENCE
PREJUDICE
ATTITUDES
Descritores Psi Espanhol:EQUIVALENCIAS DE ESTIMULOS
PREJUICIO
ACTITUDES
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